domingo, dezembro 07, 2008

Anão: século XIII


Nos mais antigos registros do anão mitológico ele era praticamente indistinguivel dos elfos e trolls. Foi só por volta do séc.XIII que sua forma começou a se diferenciar e se estabelecer, e foi nessa aparência que se basearam as principais obras de ficção que moldaram a cara "moderna" do anão: os livros de J.R.R.Tolkien e C.S.Lewis, por exemplo. De acordo com o livro A Saga dos Nibelungos:
"(...)Os anões pertenciam à terra escura e eram feios e disformes como seus longos primos, os gigantes. Eles tinham cabeça grande, barbas longas, eram senis já na idade infantil e não era raro que tivessem uma corcunda. Mas, em matéria de humor, eram bem melhores se comparados aos gigantes, que só eram superiores em tamanho. No interior da Terra, construiam suas moradias, cavavam à procura de tesouros e retiravam minérios de todos os tipos: cobre, ferro, ouro e prata, com os quais fabricavam muitos objetos: anéis, correntes, cintos, braceletes, colares, coroas, chaleiras, copos, espadas, escudos, elmos."

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Apoio para Santa Catarina


O poster acima foi desenvolvido pelo designer Rodrigo Muller como contribuição para a situação de calamidade em que se encontra o estado de Santa Catarina.
Os números das contas do Fundo Estadual da Defesa Civil de Santa Catarina para doações estão na parte inferior do cartaz, e podem ter a procedência confirmada aqui.
O próprio Muller diz:
CASO HAJA INTERESSE PODEM ROUBAR A IMAGEM DAQUI E POSTAR EM SEUS FLICKRS, BLOGS, SITES, FÓRUNS, QUALQUER AJUDA É BEM-VINDA!